Tecnologia aliada à didática para maior aprendizagem

Escola de Aparecida de Goiânia ganha novo laboratório de informática. Indústria goiana alia responsabilidade social e educação. Foto: Divulgação

Postado em: 22-08-2019 às 09h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Tecnologia aliada à didática para maior aprendizagem
Escola de Aparecida de Goiânia ganha novo laboratório de informática. Indústria goiana alia responsabilidade social e educação. Foto: Divulgação

Da Redação

Os 600 alunos do Colégio Estadual Itagiba Laureano Dornelles, em Aparecida de Goiânia, agora têm acesso ao Google for Education, uma plataforma de colaboração e produtividade do Google, desenvolvida para instituições educacionais. O novo laboratório de informática foi inaugurado ontem (21).

O projeto, desenvolvido em parceria com a indústria de alimentos GSA, garante que todos os alunos do Colégio Itagiba tenham acesso ao que se tem de mais avançado em tecnologia educacional, com metodologias de ensino iguais às de escolas da Europa e dos Estados Unidos. No Brasil, a plataforma de aprendizagem é utilizada por muitas instituições privadas.

Continua após a publicidade

Segundo o Coordenador de Infraestrutura de TI da GSA, Almir Dias, 99% dos usuários da plataforma em solo brasileiro são de alunos da rede particular de ensino. “Como se paga por usuário, o custo é bem alto para uma instituição. Após uma pesquisa e quatro meses de negociação, conseguimos uma licença vitalícia destinada a instituições sem fins lucrativos para todos os alunos do Itagiba”, explica. 

A educação

Atualmente não dá mais para pensar em uma sala de aula sem uso de tecnologias digitais. De acordo a pesquisa anual Tecnologia de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Brasil), entre 37% dos alunos de escolas públicas e 50% dos alunos de escolas particulares é comum o uso do computador e da internet para a realização de tarefas dentro do ambiente escolar.

Para aproveitar tudo que a tecnologia pode auxiliar na educação, o Colégio Estadual Itagiba Laureano Dornelles, ganhou novos computadores. A escola teve a sala de informática toda reformada e atualizada, além de ganhar 30 novos notebooks. “Em parceria com a indústria de alimentos GSA e o engajamento com as ferramentas do Google for Education, conseguimos adquirir novos equipamentos dedicados ao uso escolar”, pontua o Coordenador Pedagógico, José Messias Araujo.

Todos os equipamentos são ligados a uma rede da unidade de ensino e quando desconectados, não funcionam. Os computadores acessam somente o que o professor permitir e são bloqueados imediatamente se algum aluno tentar usar algo não permitido, como conteúdos adultos. Todos são monitorados e armazenam o histórico do usuário.

Veja Também