Cidadãos-Heróis serão condecorados pelo governador em evento na Praça Cívica

Noventa pessoas recebem comenda especial nesta quinta-feira, 19 de dezembro| Foto: Divulgação

Postado em: 19-12-2019 às 13h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidadãos-Heróis serão condecorados pelo governador em evento na Praça Cívica
Noventa pessoas recebem comenda especial nesta quinta-feira, 19 de dezembro| Foto: Divulgação

Da Redação*

A entrega da comenda “Cidadãos-heróis” será realizada na noite desta quinta-feira (19), a partir das 19 horas, na Praça Cívica, em Goiânia, numa cerimônia conduzida pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). “O que eu espero é que a entrega da Comenda Cidadão-Herói seja uma grande festa cívica, em que os valores da cidadania, da solidariedade, da responsabilidade social e da generosidade sejam celebrados por todos nós”. Um dos objetivos é “reconhecer e valorizar todas as pessoas que realizam ações em prol do desenvolvimento de Goiás”. 

O decreto que instituiu a honraria (9.535, de 17 de outubro deste ano) estabelece que os contemplados com a Comenda sejam indicados pelo Conselho da Ordem do Mérito Cidadão-Herói. Com o intuito, porém, de fomentar a participação popular, o Governo de Goiás decidiu realizar um concurso virtual, por meio do qual a sociedade goiana poderia indicar ao Conselho dez pessoas para a concessão da Comenda em 2019.

Continua após a publicidade

A votação eletrônica dos dez indicados ao título, entretanto, precisou ser anulada, pois foi constatada fraude no processo. “Robôs” foram utilizados na votação e “turbinaram” algumas candidaturas. Diante desse fato, a Secretaria de Comunicação, promotora do concurso, decidiu anulá-lo e encaminhar o caso para a devida apuração legal. “Lamentamos que uma ação cujo propósito é reconhecer atos de solidariedade, responsabilidade social e generosidade com o próximo tenha sido objeto de ações desonestas”, avaliou a secretária de Comunicação, Valéria Torres. “Esse fato, porém, mostra a importância de iniciativas que reforcem os valores de uma consciência cidadã.”

O Governo de Goiás acredita que Integridade, Transparência e Responsabilidade são essenciais para a construção de um Estado mais forte e justo para todo. Desta forma, apesar do ocorrido, permanecem as condecorações destinadas às pessoas escolhidas pelo Conselho, formado pelo governador, vice-governador, secretários estaduais da Governadoria e da Casa Civil, além de representante do Conselho de Governo. Os 90 novos comendadores são brasileiros, natos ou naturalizados, ou, ainda, estrangeiros, que, fora da esfera do Poder Público, desenvolveram ações em benefício da população de Goiás.   

Condecorados

Mas quem são esses homens e mulheres que têm feito a diferença no Estado? “Costumo chamá-los de heróis anônimos”, assinalou o governador em várias oportunidades. A lista com o nome dos 90 novos comendadores do Estado inclui policiais militares, agente de segurança prisional, bombeiros, professores e diretores de escolas, alunos, empresários, religiosos, juízes, promotores, entre outros. 

Uma das boas histórias que chegou até Ronaldo Caiado é a da dona Judith Ana Costa. Natural de Itaberaí, ela tem 81 anos, 30 deles dedicados ao voluntariado. Estabelecida em Aparecida de Goiânia, a hoje octogenária começou na “seara do bem” recolhendo doações e construindo casas para famílias carentes. Ela também disponibilizava cursos de marcenaria, padaria, confecção e cabeleireiro. 

Depois de conhecer tantas pessoas, dona Judith resolveu abrir uma creche, no Setor Nova Cidade, para cuidar das crianças e dar a elas educação, enquanto os pais saíam para trabalhar. Hoje o espaço atende a cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. O Núcleo Caminho de Jesus/Creche Dona Judith oferece alfabetização e cursos profissionalizantes, tudo gratuito e mantido por meio de doações da comunidade.

“Uma coisa que aprendi na vida e que sempre coloco em prática é o fato de que ninguém faz nada sozinho. Como governador, também cumpro essa máxima. Sem o apoio da população, dos servidores, das nossas polícias, não teríamos tantos avanços como temos conseguido em um ano, mesmo diante do ‘caos’ com que pegamos a administração. Eu faço questão de condecorar cada uma dessas pessoas que têm feito a diferença em Goiás e que têm espírito público”, ressaltou Caiado.

*Com informações da Governadoria 

 

Veja Também