Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Tejota entra de vez na campanha de Cruvinel

Publicado por: Sheyla Sousa | Postado em: 20 de outubro de 2020

Venceslau Pimentel 

O vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) tem conciliado as atividades do cargo que ocupa com a campanha eleitoral. Em Goiânia, ele tem participado de atos online do prefeitável Virmondes Cruvinel, resultado de compromisso firmado quando ele se filiou ao partido, em fevereiro, e passou a presidir o diretório estadual, com o aval do presidente nacional, Roberto Freire. Ele tem sempre dito que aposta no potencial de Cruvinel, pela experiência adquirida como vereador e deputado estadual. Mas, pelo menos por enquanto, o candidato não tem apresentado um desempenho satisfatório nas pesquisas eleitorais, como aponta pesquisa FoxMappin/O Hoje, de 15 de outubro. Está abaixo de 2%.  

Continua após a publicidade

Liderança 

Por outro lado, Tejota é só entusiasmo com o desempenho de dois aliados: o prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon (Cidadania), que lidera as intenções de votos; assim como Alexandre Alcino (PP), em Nova Aurora. 

Reserva 

Com o isolamento de Maguito Vilela (MDB), que está em sua casa por suspeita de ter sido contaminado pelo novo coronavírus, a agenda de campanha foi assumida provisoriamente pelo candidato a vice-prefeito, Rogério Cruz, que se faz acompanhar pelo presidente do partido, Daniel Vilela. 

Fake news 

Às vésperas das eleições de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral se vê às voltas com notícias falsas. Uma delas é sobre a segurança do processo de votação. E a urna eletrônica vem sendo usada desde 1996. 

Ônus da transição 

Como não está claro se a auditoria externa será totalmente às custas do candidato eleito, o governador Ronaldo Caiado decidiu vetar parcialmente o autógrafo de lei a partir de um projeto do deputado Chico KGL (DEM), que institui política de transição no governo. 

Gasto extra 

Caiado observa que seria um gasto a mais, considerando que essa auditoria poderia ser feita pela Controladoria-Geral do Estado Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa. 

Feriado limitado 

Está na pauta da sessão de hoje da Câmara de Goiânia o projeto do vereador Anderson Sales Bokão (DEM) que unifica os feriados em Goiânia, estabelecendo quatro datas: Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, dia da padroeira do município e aniversário da capital.  

CoronaVac não! 

Adversário ferrenho do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o deputado federal por Goiás, Vitor Hugo (PSL), o chamou de irresponsável, por querer obrigar a população a tomar uma vacina ainda não testada, o que aumenta o risco de efeitos colaterais. 

Vindo da China 

Reforçando esse discurso, o presidente Jair Bolsonaro voltou a sustentar que a vacina asiática contra a Covid-19 não será obrigatória. E ponto final. 

CURTAS 

– Candidato a vereador em Goiânia, Edson Automóvel está proibido de usar carro de som para fazer campanha eleitoral. A ordem é do juiz José Carlos Duarte, que acolheu pedido do Ministério Público Eleitoral. 

– A vereadora Sabrina Garcêz quer transformar creches e os Cmeis em espaços infantis noturno, para atender demandas de famílias que tenham suas atividades profissionais ou acadêmicas à noite. O projeto está na pauta de hoje da Câmara de Goiânia.